Projeto To-Be-Green – Recolha e Reutilização de Têxteis no âmbito do Programa Eco-Escolas

Info

WHAT will be done

Description:

A EB de Lamaçães aderiu ao projeto “To Be Green” que é promovido pela Câmara Municipal de Braga. Esta iniciativa integra uma plataforma dedicada à economia circular de produtos têxteis, com o objetivo de promover a reutilização, reciclagem e transformação de roupa usada. A atividade inclui uma campanha de recolha de têxteis (em bom ou mau estado), a realizar na escola, com a colaboração de toda a comunidade educativa. Os têxteis serão depositados num contentor localizado junto à estátua de D. Maria II, no decorrer do ano letivo 2025/2026.

Os representantes das turmas do 2.º e 3.º ciclos participaram previamente numa sessão de esclarecimento sobre o projeto, comprometendo-se a sensibilizar os colegas.

Finalidade

Contribuir para a redução do desperdício têxtil e promoção de uma cidadania ambiental responsável, através do envolvimento da comunidade escolar em práticas de reutilização e reciclagem de têxteis, integradas nos princípios da economia circular.

Objetivos específicos

– Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da reutilização de têxteis e da economia circular;

– Promover a reflexão sobre o destino dos resíduos têxteis e incentivar comportamentos de separação e reaproveitamento;

– Fomentar atitudes de consumo sustentável e responsabilidade ambiental;

– Envolver a comunidade escolar numa ação colaborativa com impacto social e ambiental.

Location

WHERE it will take place

Country:

Portugal - Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde

Address:

Braga
Rua Dr. Egídio Guimarães, Lamaçães
+351253254012
4715-248 Braga

Action Developer

WHO will run the show

Entity:

Agrupamento de Escolas d. Maria II, Escola Básica de Lamaçães
# Educational Establishment

How can you get in contact:

https://www.aedonamaria.pt/content/escola-basica-de-lamacaes
E-mail: misabellima@aedonamaria.pt

• WHEN

will it happen?

Dates of the proposed action:

22/11/25
23/11/25
24/11/25
25/11/25
26/11/25
27/11/25
28/11/25
29/11/25
30/11/25

• WHY

join hands and minds to prevent waste?

Help the world,
share this action!

Related actions