Reutilizar, Reduzir e Incluir

Info

WHAT will be done

Description:

A Solidaried’arte pretende desenvolver uma iniciativa da disseminação de boas práticas no âmbito 14ª Semana Europeia dos Resíduos, a decorrer entre 17 e 29 de novembro, sob a temática dos Resíduos Têxteis: Circulares e Sustentáveis.

Esta instituição dedica-se, desde 2015, à recolha de materiais têxteis (principalmente roupa), consequente tratamento e posterior redistribuição dos mesmos (a redistribuição é feita através da “venda” dos produtos a preços simbólicos, que oscilam entre os 0.20€ e os 2 €), através da Resposta Social Rede de Lojas Eco-Solidárias (RLES). Esta resposta social  é um veículo de transformação das atitudes dos indivíduos face ao desperdício têxtil, mas também assume a forma da solidariedade bidirecional, onde cada pessoa tem uma palavra a dizer sobre as suas escolhas, mesmo apenas num âmbito mais restrito como sejam as roupas que veste ou que adquire para o conforto do seu agregado familiar.

A rede de lojas Eco-Solidárias surgiu, através de um projeto de empreendedorismo social no âmbito do Programa Jovem +, da Direção Regional da Juventude. O, então, projeto e agora resposta social cresceu e tem vindo a crescer muito acima das expectativas, por força da sua pertinência junto da comunidade (Ilha de S. Miguel). Até ao final de 2021, já tinham sido recolhidas mais de 500 toneladas de bens doados (roupas, sapatos e outros itens); anualmente são abrangidas diretamente mais de 10 000 pessoas (beneficiários e doadores), sendo que o projeto conta com várias dezenas de parceiros em toda a ilha de São Miguel. A Rede de Lojas Eco-Solidárias dispõe de uma Loja Eco-Solidária residente (Avenida D. João III), aberta de segunda a sexta, das 10h00 às 18h00, e de uma Loja Eco-Solidária itinerante que percorre toda a ilha de São Miguel, em parceria com IPSS’s e Juntas de Freguesia.

A RLES também dispõe de 8 contentores colocados nos Concelhos de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Povoação, Nordeste, Lagoa e Vila Franca do Campo, sendo a sua recolha efetuada semanalmente. Para além da rede de distribuição de bens através das Lojas, a RLES colabora na doação de bens às entidades locais para a satisfação de necessidade da população, através do seu serviço de apoio à emergência social.

Tendo em conta a temática desta semana europeia de prevenção dos resíduos e o completo alinhamento entre esta iniciativa e os valores que a Solidaried’arte defende quanto ao reaproveitamento dos resíduos têxteis, patentes nas linhas condutoras da RLES, é de primordial importância que esta iniciativa seja o mais contundente possível, e que promova a RELS como uma resposta de vanguarda e única na RAA, tal como promova os Açores como uma região que, apesar dos condicionalismos da ultraperiferia, está preocupada com o cumprimento dos ODS.

Se por um lado, é importante promover a RLES como resposta ambiental e social, tal como despertar as consciências para esta fundamental questão, é também muito relevante que a participação nesta semana possa permitir e colocar em contato a Solidaried’arte com os diversos mecanismos europeus ligados a estas questões ambientais. Para além disso, serão selecionados, de entre todos os participantes, 6 iniciativas que irão a Bruxelas receber um prémio. A concretizar-se, uma situação desta natureza trará um benefício bastante significativo para a Solidaried’arte, assim como para a RAA, no âmbito da partilha de boas práticas ao nível da reutilização e reaproveitamento têxtil.

A nossa proposta de participação neste semana europeia passa pela realização de uma curta metragem bilingue (5 minutos), que documente todo o processo de recolha, tratamento e reaproveitamento dos resíduos têxteis. Esta curta metragem será depois disseminada através das plataformas dos organismos europeus competentes, tal como através da AMISM, Direção Regional do Ambiente, assim como outros organismos que se julgarem pertinentes. Esta é uma iniciativa fundamente, tendo em conta a pertinência deste microprojeto e da sua macro importância para colocar os Açores do mapeamento das regiões que combatem efetivamente o desperdício têxtil.

Location

WHERE it will take place

Country:

Portugal - Azores

Address:

Ponta Delgada
Rua Monsenhor Baptista Ferreira
23
9500-328

Action Developer

WHO will run the show

Entity:

Solidaried'arte - Associação de Educação e Integração pela Arte e Desenvolvimento Cultural, Social e Local
# Association/NGO

How can you get in contact:

http://solidariedarte.pt/
email: conexio.solidariedarte.acores@gmail.com Telemovel: 351 969 341 866

• WHEN

will it happen?

Dates of the proposed action:

19/11/22, 20/11/22, 21/11/22, 22/11/22, 23/11/22, 24/11/22, 25/11/22, 26/11/22, 27/11/22

• WHY

join hands and minds to prevent waste?

Check out other actions that will cover these themes:

Thematic Focus: Circular and Sustainable Textiles

Help the world,
share this action!

Related actions